quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Escolhi fazer mestrado, e agora? - Parte II

Olá!
Nesse post aqui eu falei sobre o início do mestrado. Como decidi, como foi a prova. Se você começou a ler agora, sugiro que o leia antes :)

Depois do preparo, das aulas, dos créditos obtidos, artigos escritos e de algumas participações em eventos, surge a primeira assombração, o...

  • Relatório de Qualificação
 
Esse relatório deve ser apresentado em no máximo 18 meses do início do curso. Pode ser antes, mas não pode passar desse período (O curso tem duração de 2 anos). Considerando que há praticamente um ano de dedicação à leituras das disciplinas, artigos, eventos (que não param só porque você qualificou), é quase impossível qualificar com 12 meses, mas há casos.
O relatório de qualificação consiste em um algo além do projeto entregue para a inscrição. O tema, inclusive, pode mudar, como o meu mudou (duas vezes, apenas). Entreguei o meu na estrutura solicitada, com resumo, objetivos, e tudo mais que o projeto pede no início, mas com o bônus de um capítulo construído já com foco no trabalho final, a dissertação.
É interessante que depois do exame de qualificação não se mude mais o tema e que já se tenha uma boa base de autores, referências e outras bibliografias a serem usadas pois, depois da qualificação, ficam mais ou menos 6 meses para terminar tudo.

  • A banca de Qualificação
    Reze pra não ser essa a reação
Quando entreguei meu relatório de qualificação (e tive que resgatá-lo, porque esqueci do cronograma de atividades futuras, coisa totalmente compreensível depois de tanta loucura e correria), minha orientadora me deu uma dica preciosa, que repasso a vocês, seja de qual área forem: A qualificação é o momento em que você ouve. Nada de querer defender seu trabalho (a não ser que seja muito questionado ou que não se faça entender), nada de querer contestar sua banca. Ouça e absorva tudo o que eles têm a dizer, pegue todas as sugestões e as avalie com carinho. Muitas novas ideias podem surgir desse momento.
Minha dica: Leve um gravador ou baixe algum aplicativo no celular com essa função. Vem uma chuva de ideias e de sugestões e você está naquela adrenalina louca de ter apresentado seu trabalho e não sabe se o que está ouvindo são críticas ou sugestões. Grave tudo e ouça mais tarde, anote em um arquivo digital, em um caderno ou nos dois e consulte sempre que surgirem dúvidas.

  • Existe vida após a qualificação
    Samba pra lidar, linda(o)!
Meu trabalho foi aprovado na qualificação. E agora? Mais pesquisa, mais leituras sobre o tema escolhido, mais buscas pela referência perfeita.
E muita dedicação ao trabalho, e um tanto de correria. Da qualificação para frente, são só mais 6 meses. Além dessa trabalheira para construir uma coisa legal e que inove os montes de pesquisas já existentes, ainda há a cobrança por artigos e apresentações, participação em eventos. A vida acadêmica não para!
Após terminar o trabalho, é preciso entregá-lo, imprimir, treinar muito e torcer para a banca, normalmente a mesma da qualificação, gostar dos resultados e aprovar o trabalho!
É muito suor frio!

E aí, acham a vida acadêmica fácil ou me acham doidinha de pedra?

Um comentário: