Esse post é para você, que como eu, tem um espacinho para você em construção ou só está esperando para se mudar e precisa de uma luz. Por onde começar com a decoração?
Eu e meu namorado (noivo, futuro marido e aquele que viverá sob o mesmo teto que eu) chamamos carinhosamente o nosso lar em construção de
ninho. Então, o post é para você que está com seu ninho em andamento.
As dicas de hoje são para o planejamento da decoração quando se está a um certo tempo de ficar com a casa ou apartamento pronto. Você ainda não pode decidir nada, porque está esperando o espaço ficar pronto. Comprar também não é recomendado, pois além de não ter onde armazenar coisas grandes, não é viável deixar uma loja com seus móveis pagos.
A primeira dica então é:
- Conheça o estilo que você mais gosta (ou vocês)
Não tem como você nem sequer montar a sua casa se você não conhecer seus gostos. Então busque referências, veja o que te agrada mais,
pesquise! Você prefere o clássico, o moderno, qual é o estilo geral que mais te agrada?
Pode parecer que não, mas saber os seus gostos já te guia para um tipo específico de decoração e você pode aproveitar melhor as ideias que vê por aí.
"Mas como saber qual é o estilo que eu mais gosto?"
Simples! Busque referências e veja o que te encha os olhos. Normalmente, a primeira coisa que chama atenção a nós é a simetria, a organização dos ambientes e depois partimos para os detalhes. Mas, além disso, o que vai prender a atenção de primeira é a cor. Vou dar alguns exemplos:
|
Detalhes claros |
|
|
Você pode ser como eu, e preferir o visual
total clean. Móveis, paredes e elementos fixos com predominância de cor clara, com pontos de cor nos detalhes, que podem ser modificados e trocados com mais frequência. Acho essa opção legal para espaços menores, pois o branco amplia os ambientes e a troca dos detalhes pode ser feita sem gasto, facilitando a
redecor de pobre.
|
Pontos de cor forte |
Você pode ser uma pessoa de personalidade e querer expressá-la em elementos fixos, como paredes e cortinas com a sua cor favorita. O legal desse tipo de decoração é que é
diferente e você dificilmente vai encontrar um ambiente igual ao seu. O ponto fraco é que você pode enjoar da cor depois de um tempo. É mais complicado modificar isso se as paredes e móveis forem coloridos. Uma dica: É interessante trabalhar com cores contrastantes, como o rosa das almofadas ali da imagem.
|
50 tons mais escuros não resisti! |
Seu estilo de decoração favorita pode pender para as cores mais escuras, sóbrias e neutras, como a cozinha da imagem. Esse tipo de decoração é mais indicado para ambientes
abertos e
mais amplos, pois é o oposto do clean: encolhe e "fecha" os ambientes. Esse tipo de decoração é muito usado em apartamentos de homens solteiros, que preferem a praticidade do preto. Se você vai morar em um espaço pequeno e mesmo assim quer arriscar na decoração mais escura, a dica é mesclá-los com detalhes claros e em uma iluminação poderosa.
|
Estilo rústico |
O estilo rústico agrada a muitas pessoas e tem aquele ar de casa
aconchegante. Utiliza diversos estilos de móveis como se eles estivessem "despareados". Detalhes de materiais como corda, cânhamo e palha são bem vindos e combinam muito com o estilo, assim como cestas e móveis de vime ou corda. Eu, particularmente, acho esse estilo mais legal para uma
casa com varanda, um espaço como o da foto, com porta para a rua. Mas nada te impede de decorar seu apartamento do estilo rústico. Utilizar elementos que puxem para esse aconchego é muito comum.
A dica para esse estilo é que, mesmo sem uma linearidade, é legal que os móveis sejam de uma madeira de cor próxima uns dos outros e possuam detalhes no entalhe.
Bom, inicialmente, é isso. Esse post vai ficar enorme, então acabo de decidir que ele vai se tornar uma série!
Espero que tenham gostado e que, principalmente, o post tenha ajudado você a encontrar seu estilo de decoração favorito :)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNosso ninho! <3
ResponderExcluir