terça-feira, 2 de junho de 2015

O "x" da questão



Há algum tempo eu venho reparando cada vez mais a letrinha "x" para evitar o uso do gênero em frases de diversos lugares.
Esse "x", como eu já disse, é uma forma de generalização tida como mais "correta", uma vez que não utiliza a generalização de, por exemplo "Meninos" para tratar de várias pessoas, entre elas meninas e meninos. Essa generalização, então, se torna "Meninxs", não tem sexo, quer dizer que tá incluindo a galera toda.

Antes de me posicionar a respeito, eu gostaria de esclarecer que concordo com diversas ideias feministas, entre elas a igualdade de gênero (reforço a igualdade e não a superioridade do gênero feminino, como também tenho visto muito por aí) e a liberdade das mulheres para serem o que quiserem e, principalmente, se vestirem como quiserem sem que sofram qualquer tipo de violência gratuita e sejam condenadas por "estarem pedindo" (assobio na rua, cantadinha, gracinha, tudo isso É violência contra a mulher!). Enfim, acho que sou mais utopista do que feminista.

Voltando ao "x". É crescente o uso desse tipo de generalização e eu queria dizer a minha opinião sincera sobre isso, que é: PRA QUE?
Sim, PRA QUE?
Eu não vejo sentido no uso de uma letra que exclua o gênero e seja considerada como correta. É politicamente correta, apenas. Envolve todo mundo, sim. Não tem gênero, ok.
Mas o uso dela não faz com que mulheres não sejam estupradas porque estavam de saia e salto, não acaba com a cantada na rua, não iguala os salários e não faz com que as encoxadas no metrô acabem. Só deixa o texto chato de ler.
Como me sinto lendo um texto que fala "Meninx loirx que gostam de garotxs"














O que quero dizer, mais especificamente, é o seguinte: é politicamente correto, MAS NÃO SERVE PRA NADA! Quer fazer generalizações, utilize "Pessoal", "galera", "turminha". É um texto sério? Utilize "homens e mulheres" ou mesmo "mulheres e homens", se você acha que colocar uma palavra antes da outra muda alguma coisa, ou até "indivíduos de todos os gêneros". Viu? Generalizou, falou com todo mundo, incluiu todo mundo sem ser machista e não estragou nenhuma palavra.
Porque vamos combinar que esse "x" deixa as palavras horríveis e elas são tão bonitinhxs bonitinhas em sua naturalidade...

Tem gente falando com x aqui? Tô saindooo...

4 comentários: